Dermatologia Cirúrgica

Biopsia
Realizada com anestesia local, para casos como suspeita de câncer de pele ou como exame diagnóstico para algumas doenças. É feita a retirada parcial ou total da lesão a ser analisada.

Cantoplastia (cirurgia de unha encravada)
Realizada com anestesia local, é retirado o canto encravado e feita aplicação de ácido no local a fim de impedir que a unha volte a encravar.

Cauterização química
Feita com a aplicação de ácidos em diferentes concentrações, com o objetivo de afinar ou destruir diversos tipos de lesão. Não há necessidade de anestesia.

Crioterapia
Procedimento utilizado para destruição de diversos tipos de lesões benignas, pré-malignas e malignas, através do congelamento com nitrogênio líquido.

Curetagem
Procedimento realizado para retirar ou desbastar lesões superficiais, como queratoses seborreicas, queratoses actínicas ou molusco contagioso.

Eletrocauterização
Realizado com bisturi de alta frequência, utiliza o calor e a eletricidade para destruir diversos tipos de lesão. Feito com anestesia local.

Retirada de “pintas”, cistos e tumores de Pele
É feita a retirada total da lesão. Depois de aplicar anestesia local, realiza-se com o bisturi a remoção cirúrgica e fechamento da pele através de pontos. Geralmente fica uma pequena cicatriz no local.

Shaving
Procedimento em que se utiliza a lâmina de bisturi ou tesoura delicada para retirada de diversos tipos de lesão. Pode-se utilizar eletrocoagulação logo em seguida, para parar o sangramento, caso necessário.